Out There


OUT THERE é um projeto de curadoria de Ana Rocha, Jorge Gonçalves e Pedro Rocha, com parceria da Rádio Manobras. 

Um programa de residências e interpelações de artistas em espaços públicos, em locais não convencionais ou desconsiderados no âmbito da criação e processos artísticos. Estes lugares poderão estar ligados a comunidades específicas ou mais abrangentes, a espaços de permanência ou de trânsito ou estarem até mais próximos de “não-lugares”. O programa procura privilegiar o trabalho que ocupa as franjas do expectável ou que aborda mesmo o interdito ou vedado. Neste sentido, surge o convite aos artistas para criarem obras em/para espaços públicos normalmente distantes da exposição performativa, desvinculando-se da mediação por formatos convencionais para explorar possibilidades de interação menos comuns e relações mais diretas com o público.
OUT THERE está delineado para poder permitir a participação do público e da comunidade local. É desejado um contacto com os profissionais convidados contínuo e construtivo, trazendo o artista a espaços de partilha em processos de criação, discussão e trabalho. Desta forma, será um lugar propício ao cruzamento entre o público e o privado no fazer artístico, ainda frequentemente encarado enquanto algo necessariamente afeto a uma clausura ou recolha num espaço isolado, longe do olhar alheio.
Este programa, de dimensão interdisciplinar, decorrerá de 30 de Outubro a 18 de Novembro, em diversos espaços do Porto. Para além da apresentação de cada trabalho realizado no contexto quotidiano para que são pensados, organiza-se uma mostra organizada aberta à comunidade interessada onde o público será convidado para um encontro com os artistas participantes. Este momento, corresponderá à partilha oficial do culminar do trabalho, num formato a designar por cada artista em relação com o contexto e a tipologia.