Manifesto

toast

A Rádio Manobras vasculha a cidade à procura dos sons e das palavras por descobrir. É um espaço radiofónico dedicado à cidade diversa, escondida e fértil. Estando e sendo do Porto, acolhe também todas as cidades vasculhadas. Para concretizar estas dimensões territoriais, ela quer estar no éter e online, no Porto e no globo.

Rádio Manobras é uma rádio comunitária para a cidade do Porto. Mas procura o Porto em toda a sua profundidade, e procura essa profundidade nas outras cidades também.

Por isso, é um espaço radiofónico aberto a todas as pessoas e grupos que habitam, trabalham, dão vida e definem a identidade da cidade. A Rádio Manobras emite 24/24h na internet e propaga-se assim para o mundo. Emite também esporadicamente em ondas hertzianas, na frequência 91.5 MHZ. A sua vocação local e de ligação experiencial com o território faz com que defenda e se empenhe em obter uma frequência permanente de rádio.

A Rádio Manobras vasculha colectivamente. Cada som esgravatado e cada acção da rádio vale por si e por contaminar o corpo radiofónico ao qual pertence. Por isso, na Rádio Manobras, partilhar o que se faz é parte do fazer. A comunidade ganha sempre.

Associações cívicas, artistas sonoros, forças sem voz, comunicadores, criadores do teatro e das letras, documentadores, cidadãos pensadores, contadores de histórias, amadores, profissionais ou experimentais, sejam eles públicos, privados, associativos, empenhados, discretos, todos podem trazer a sua voz e propagá-la a partir deste local de encontro. A Rádio Manobras quer contribuir para um espaço comum aberto, no qual os cidadãos diferentes se inter-reconhecem, confrontam e contaminam. Este é o pilar da sua vocação de serviço à cidade. Ou seja, se a Rádio se abre potencialmente a todos na cidade, é porque o espaço público aberto e profícuo que defende realiza-se na medida em que muitos partilham em equivalência o que pensam, extraem e fazem na cidade.

Sendo meio de expressão livre, seja individual ou de grupos, a Rádio visa a diversidade e o crescimento de todos.

A Rádio Manobras vasculha o formato radiofónico e, em última instância, o som. Qualquer acção desta rádio é movida por inconformismos – temáticos, sociais, estéticos, pedagógicos ou outros – transformados em peça sonora. É uma Rádio movida sempre pela curiosidade sobre o que pode ser. Por isso é uma rádio experimental.

A Rádio Manobras é um espaço de investigação do meio rádio.

Na verdade, ao vasculhar a cidade é inevitável que surjam diferentes palavras e sons, que pedem novas concretizações criativas, expressivas, interventivas e de conteúdo.

Pelo contrário, a hegemonia de alguns sons, formatos e estéticas que já saturam o nosso espaço público e radiofónico eliminam o potencial de diversidade e, em última instância, tendem para a perda de liberdade. Resignada às hegemonias, esta Rádio não cumpriria a sua vocação.

Dia a dia, a Rádio Manobras realiza­-se numa prática quotidiana colectiva, activista e voluntária. Ou seja, providencia acesso da comunidade à radiodifusão, espicaça, convida, acolhe, apoia e difunde as vozes inconformadas e transformadoras, faz-­se principalmente do contributo colectivo e voluntário dos que a querem. É um espaço aberto à comunidade, feito por ela, e uma ferramenta à sua disposição.