As emissoras de rádio na Internet transmitem conteúdo de áudio com as mesmas características da mídia convencional, incluindo roteiro e linguagem, mas alcançam os ouvintes pela Internet por meio do sistema conhecido como streaming. Saiba mais detalhes abaixo.
A história da rádio online
A primeira estação de rádio que transmitia pela internet foi criada em 1993 por Carl Malumud sob o nome de Internet Talk Radio, que usava a tecnologia MBONE.
Mais tarde, em 1995, foi criada a primeira estação de rádio via Internet em tempo integral, chamada Radio HK, e oferecia música de grupos independentes.
Seu criador foi Norman Hajjar, em coordenação com uma agência de publicidade da Califórnia por meio de um holofote de conferência na web conectado a um cd de áudio que tocava um loop infinito. Mais tarde, esta mesma estação tornou-se um servidor RealAudio.
Em 1996, foi criada no Peru a estação de rádio na Internet Frequencia Primera, que transmitia transmissões diferidas por esse meio, convidando os ouvintes a fazer seus pedidos on-line para que a equipe de produção se encarregasse de processá-los e oferecer-lhes o conteúdo de seu interesse. No ano 2000 passou a transmitir 24 horas por dia e é considerada a emissora mais antiga do país.
Em 2003, o servidor Windows foi criado, suportando largura de banda inteligente e permitindo que milhares de ouvintes se conectem a uma única transmissão estável com ótima qualidade.
No final do ano seguinte, o streaming de áudio foi ampliado pelo podcasting e se tornou outro tipo de rede social com múltiplos benefícios. Consiste na criação de programas de rádio para download sobre temas de interesse geral.
Como funcionam as estações de rádio na Internet?
Em geral, o procedimento parece simples: qualquer usuário acessa o link correspondente da estação usando um dispositivo com acesso e links para a transmissão para usufruir de seu conteúdo. No entanto, é algo muito mais complexo que envolve a participação dos seguintes elementos:
- Uma fonte auditiva, como microfone, CD, disco de vinil ou outros.
- Processador de áudio e filtros para edição de conteúdo.
- Repetidor ou servidor de fluxo de áudio responsável por codificar o conteúdo e transmiti-lo através do fluxo de dados para os dispositivos de todos os usuários vinculados ao sinal.
- Reprodutor de fluxo auditivo, representado por qualquer um dos dispositivos com acesso à Internet utilizados pelos usuários para ouvir a rádio.
Se você quiser saber mais sobre as rádios e esse meio de comunicação em si, acesse outros artigos já disponíveis no blog.
Uma nova forma de ouvir rádio
As possibilidades oferecidas pela internet para desfrutar de conteúdos radiofônicos pela web envolvem uma série de vantagens adicionais que podem ser valorizadas hoje, principalmente pelo estilo de vida que levamos e pela constante necessidade de nos mantermos informados em tempo real sobre o que está acontecendo. o mundo, bem como entretido e comunicado.
Nesse sentido, mencionamos abaixo algumas das principais vantagens oferecidas por ouvir rádios online:
- A maioria das pessoas hoje tem pelo menos um dispositivo com acesso à internet. Esses tipos de dispositivos são multitarefa, o que significa que você pode ouvir rádio nesse modo a qualquer hora ou lugar onde estiver.
- Nas estações de rádio convencionais, o alcance de transmissão é limitado pelo tipo de frequência e pelo alcance das antenas localizadas fisicamente na área. Em vez disso, a transmissão de rádio pela Internet tem alcance mundial para qualquer pessoa com um dispositivo com acesso à Internet capaz de se conectar à transmissão.
- Algumas dessas estações ainda oferecem a capacidade de gravar o conteúdo que está sendo transmitido.
- Muitas dessas emissoras não apenas transmitem o conteúdo de áudio, mas também gravam o que acontece no estúdio durante a transmissão, o que era impossível de ser mostrado com o método convencional.
Deixe um comentário